8 erros contábeis comuns em pequenas empresas

8 erros contábeis comuns em pequenas empresas
Publicado 3 meses atrás em Blog

Ter a própria empresa é um sonho para grande parte das pessoas, mas o dia a dia de um empreendedor não é fácil. Muito pelo contrário, o empreendedor precisa acompanhar o dia a dia de todas as áreas da empresa e estar a par de todos os acontecimentos.

A contabilidade, por exemplo, é uma área que não costuma receber muita atenção de empresários, devido à sua “aparência” burocrática. O empreendedor que não lida com essa área provavelmente cometerá erros contábeis que irão prejudicar o seu negócio.

Pensando em auxiliá-lo nesse sentido, listamos uma série de problemas de contabilidade mais comuns nas pequenas empresas e traremos dicas sobre como evita-los. Continue conosco e confira!

 

  1. Falta de comprovantes de pagamento de despesas

Muitos empreendedores têm o hábito de descartar comprovantes de pagamento de despesas, por não os julgarem importantes, muitas vezes pelo baixo valor. Porém, quando os comprovantes de pagamento das despesas não são corretamente debitados no fluxo de caixa, o empresário gera relatórios gerenciais incorretos. Isso pode atrapalhar nas questões contábeis e também dar uma falsa ideia de que o negócio tem lucro maiores.

Por isso, é preciso manter todos os registros de pagamento de despesas, por mais que eles pareçam insignificantes ou pouco relevantes para o fluxo de caixa da organização.

 

  1. Contas bancárias não lançadas

Outro problema bastante comum entre os pequenos empresários são as contas bancárias não lançadas. Quando o empreendedor não comunica o contador de que possui conta corrente em um determinado banco, poderá estar cometendo um erro contábil grave e corre o risco de ter futuros problemas com fiscalizações da Receita Federal.

 

  1. Entradas não identificadas

Também é comum que alguns microempreendedores não identifiquem todas as suas entradas de dinheiro no fluxo de caixa. Isso é grave, pois torna os relatórios incompletos e impossibilita o total controle das finanças da empresa.

 

  1. Violação dos princípios de contabilidade

Quando alguém abre uma empresa, caso não tenha vivencia na área, é comum que não conheça todos os princípios da contabilidade. Assim, por falta de experiência, o empresário pode esquecer-se de pagar impostos, pagar impostos que não são necessários etc. Tudo isso pode gerar prejuízos, como o pagamento de multas.

 

  1. Descuidos na emissão de notas fiscais

Os descuidos na emissão de notas fiscais também podem trazer grandes problemas para os negócios. Pois, ao não emitir essas documentos, a empresa pode ser multada em valores altos, que podem comprometer até mesmo toda a sua saúde financeira.

Por mais que o valor vendido tenha sido pequeno, é preciso emitir as notas sempre e não apenas quando o cliente solicitar.

 

  1. Presunção de lucros sem considerar os sustos de um projeto

Por impulso ou ânsia de conquistar lucros maiores, alguns empresários podem assumir altos riscos e comprometer a saúde financeira da empresa. Por isso, antes de tomar uma decisão importante, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e avaliar se o negocio realmente vale a pena. Além disso, não é recomendado que sejam assumidos riscos sem que haja dinheiro suficiente em caixa para cobrir os seus gastos, caso a lucratividade não seja a esperada.

 

  1. Cometer falhas nas contratações

Muitas empresas pequenas pecam ao não cumprir todas as exigências necessárias ao contratar funcionários. O empresário precisa ter em mente que o fato de uma empresa ser pequena não significa que ela possa ter colaboradores trabalhando sem carteira assinada.

 

  1. Falta de um software de gestão

Por mais que um negócio não seja muito grande, é difícil controlar o fluxo de caixa, a emissão de notas, o estoque, entre outras questões que refletem no setor contábil. Portanto, para evitar possíveis erros, o ideal é apostar em um programa de controle financeiro que faça essa gestão de uma forma automatizada e descomplicada.

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel