Dicas para manter as contas da empresa em dia

Dicas para manter as contas da empresa em dia
Publicado 3 meses atrás em Blog

A gestão financeira de uma empresa é uma das atividades que mais apresentam desafios aos empreendedores. Qual empresário nunca se deparou com uma conta inesperada para pagar ou com algum problema de última hora no caixa da empresa?  Manter as contas da empresa em dia é muito diferente de gerenciar as finanças pessoais, a quantidade de contas, as cifras e o tempo demandado são, sem dúvida, muito maiores. Por isso, é essencial que o empresário realize um planejamento eficiente e busque orientações sobre o assunto sempre que necessário.

Se você quer saber como manter as contas da empresa em dia, ter um boa gestão financeira e não colocar os negócios em risco, neste artigo preparamos orientações valiosas.

 

  • Faça um controle das contas

Qualquer empresa, independentemente do seu porte, precisa manter um controle preciso das suas contas. O empreendedor deve monitorar os valores a pagar e a receber, além de registrar todos os gastos, sejam eles grandes ou pequenos.

 

  • Pague as contas em dia

As empresas possuem um número muito grande de contas, como aluguel, telefone, água, energia elétrica, internet, manutenção, folha de pagamento, fornecedores, prestadores de serviço, etc. Para gerenciar e assegurar o pagamento de tudo isso, é preciso de muita organização.

Pagar as contas em dia é fundamental para a saúde financeira do negócio, pois além de evitar multas e juros, a empresa que paga as contas dentro do prazo de vencimento nunca irá deixar de ter crédito no mercado.

 

  • Controle as cobranças por data de vencimento

Muitas vezes, realizar apenas um controle mensal das contas pode não ser suficiente. Por isso, o ideal é separar as contas por data de vencimento, listando as despesas que devem ser pagas até um determinado dia.

Por exemplo: o aluguel e o telefone precisam ser pagos até o dia 5, os funcionários e os fornecedores até o dia 10, e assim por diante. Lembre-se de organizar tudo em pastas ou arquivos separados, seja em papel ou digital.

 

  • Antecipe os pagamentos

Uma estratégia para quem tem condições é realizar os pagamentos antecipadamente. Algumas cobranças, como o IPTU, oferecem inclusive descontos para quem paga antecipadamente. Pagar os fornecedores e os prestadores de serviço antecipadamente também é uma ótima forma de passar uma boa imagem da sua empresa e conseguir melhores formas de pagamento ou ofertas.

 

  • Acompanhe as movimentações da conta

Manter as contas da empresa em dia também depende de um eficiente controle das movimentações. A conciliação bancária é o método perfeito para acompanhar essas operações.

 

  • Se preciso, renegocie

Se chegar ao extremo e os problemas ficarem grandes demais, é necessário partir para a renegociação. Se a empresa estiver devendo para o banco ou para os prestadores de serviço, a melhor forma de evitar chegar ao ponto de falência é propor a renegociação das dívidas e ir pagando conforme puder.

 

  • Tenha um planejamento financeiro

O único modo de se preservar dessa situação é tendo um bom planejamento financeiro. Para isso, o gestor precisa ter uma planilha sempre atualizada com todas as despesas fixas da empresa e todos os outros dados relevantes. Essa ferramenta serve para projetar receitas e despesas e pode ser base para decisões sobre cortes de custos ou investimentos.

 

  • Conte com a ajuda de um contador

Você sabia que a contabilidade pode ajudar e muito a manter as contas da empresa em dia? As organizações que contam com o suporte de um profissional da área conseguem controlar com mais facilidade todas as operações, organizar o seu financeiro e fazer todos os pagamentos em dia. Dos itens que listamos aqui, todos podem ser simplificados ou têm muito mais chances de se serem concretizados se você tiver o auxílio de um contador: desde a necessidade de renegociação até a organização das contas. Isso ajudará em toda a gestão financeira e permitirá que a empresa tenha um planejamento mais consistente para o futuro dos negócios.

 

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel