Dúvidas frequentes sobre a abertura de empresa

Dúvidas frequentes sobre a abertura de empresa
Publicado 6 dias atrás em Blog

Pensando nos empreendedores que pretendem abrir uma empresa, mas não têm certeza sobre quais passos seguir, a Arca Contábil selecionou algumas dúvidas com foco na abertura de empresa. Nosso objetivo aqui é responder as suas dúvidas e fazer com que você, empreendedor, continue evoluindo com os seus sonhos.

 

  1. Quais documentos necessários para abrir minha empresa?

Documentos dos Sócios:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Endereço (Água, Luz ou Telefone);
  • Se casado (a), certidão de casamento;
  • Título de eleitor;
  • Último recibo de entrega do IR;

Documentos da Empresa:

  • Comprovante de endereço
  • Carnê IPTU
  • Contrato de Locação (Caso o imóvel seja alugado);

 

  1. Quais os custos para abertura de uma empresa?

O custo varia muito de Estado para Estado e o ramo de atividade, mas a média que o empreendedor poderá pagar em taxas para o governo é de R$200 à R$1200. Lembrando que esse custo é muito diversificado e para que o empreendedor tenha um valor exato recomendamos que ele consulte uma assessoria contábil.

 

  1. Quanto tempo leva para abrir uma empresa?

O tempo estimado para ter uma empresa constituída em todos os órgãos públicos, como Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura e Associação Comercial também varia de Estados para Estado e o ramo de atividade. Em São Paulo, o tempo médio para abrir uma empresa é de 74 dias.

 

  1. Posso abrir minha empresa no endereço de minha residência?

Isso dependerá da atividade a ser desenvolvida, se for uma atividade de prestação de serviços, existe a possibilidade de sua empresa ser constituída no seu endereço residencial e ser declarado que suas atividades serão desenvolvidas em estabelecimentos de terceiros. Mas se a atividade for comercial ou industrial, será necessária a verificação quanto a permissões perante o Estado e Município.

 

  1. Tenho meu nome no SPC/SERASA. Posso abrir uma empresa?

Sim, as pessoas que estão com restrição no nome podem abrir uma empresa, essa possibilidade existe porque a Pessoa Jurídica é distinta de sua Pessoa Física. O que pode impedi-lo de abrir uma empresa são pendências na Receita Federal, como: não ter entregue todas as suas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física ou possuir participações societárias em outras empresas com situações irregulares.

Vale ressaltar que caso sua empresa precise de um capital de giro e tenha que buscar este recurso em instituições bancárias, serão consultadas restrições tanto da pessoa jurídica como de seus responsáveis, ou seja, da pessoa física.

 

  1. Qual a importância de ter um contador neste processo?

O processo de legalização de empresa no Brasil é bastante burocrático e precisa ser conduzido por um profissional extremamente competente. Somente o contador poderá identificar todas as necessidades e a modalidade em que a empresa irá se enquadrar, além de resolver toda a questão trabalhista, fiscal e societária da empresa.

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel