Extrato CNIS: consulta pode ser feita online

Extrato CNIS: consulta pode ser feita online
Publicado 9 meses atrás em Blog

Obter informações concisas sobre o histórico de contribuições ao INSS é muito importante para quem pretende se aposentar ou até mesmo para quem quer acompanhar de perto. Os dados são disponibilizados através do extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais- CNIS, documento que reúne o histórico completo da relação previdenciária do beneficiado.

Para os trabalhadores com carteira assinada, o acompanhamento do CNIS mês a mês é útil para verificar se o empregador está pagando corretamente as contribuições. Já aqueles que efetuam pagamento mediante contribuinte facultativo, autônomo ou MEI, a constante pesquisa ao CNIS ajuda, a saber, se os pagamentos foram devidamente compensados, além de auxiliar no cálculo do benefício.

Para facilitar as consultas ao extrato, o INSS criou o “Meu INSS”, um site e aplicativo de smartphone, onde o contribuinte poderá realizar suas consultas a qualquer momento. Além do próprio CNIS o Meu INSS também disponibiliza outros serviços como: resultado de perícia médica, carta de concessão, consultas de revisão do benefício, dentre outros.
Para consultar serviços do Meu INSS acesse o site www.servicos.inss.gov.br ou baixe aplicativo Meu INSS, disponível na plataforma Android e IOS.

PASSO A PASSO PARA CONSULTAR O EXTRATO CNIS PELA INTERNET

O serviço de consulta online ao extrato CNIS foi desenvolvido para o segurado do INSS não precisar se conduzir até uma agência e enfrentar fila para o atendimento. Até mesmo a criação do login para ter acesso ao relatório pode ser efetuada através da internet. Veja a seguir o passo a passo para a primeira consultar ao extrato CNIS pela internet:

Acesse o endereço eletrônico www.servicos.inss.gov.br;

Clique no tópico “Extrato CNIS”;

O portal abrirá uma nova aba, na qual estará escrito “Este extrato precisa de autenticação”. Clique no ícone “fazer login”;

Na janela que abrirá será solicitado CPF e senha, mas como se trata do primeiro acesso clique em “Cadastre-se”;

Na sequência, será necessário informar alguns dados pessoais como o número do CPF, a data de nascimento, o nome completo do segurado, o nome da mãe e o estado de nascimento;

Na próxima janela que se abrirá serão feitas perguntas muito específicas sobre o passado do trabalhador, tais como: trabalhou na empresa XYZ no ano de 2000? O último vínculo com carteira assinada foi em 2015? Ou seja, somente a própria pessoa irá saber as respostas corretas;

Após todas as perguntas serem respondidas corretamente, o site/aplicativo vai fornecer uma senha provisória;

Vá novamente ao link principal: www.servicos.inss.gov.br, clique novamente no canto superior direito da área do usuário e cadastre uma nova senha. Memorize ou anote em um local seguro a senha definitiva.

Já com a senha definitiva acesse no canto superior direito da área do usuário e faça o login. Na nova janela que se abrirá terá um menu à esquerda com várias opções, clique em Extrato Previdenciário (CNIS). Então, será gerado um documento contendo todo o histórico previdenciário, esse documento poderá ser visualizado ou salvo.

Sem dúvidas que esta nova ferramenta ajudará muito aqueles que estão perto de aposentar ou mesmo aqueles que querem ter a certeza que está tudo certo.

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel