Fique atento para não cair em golpes envolvendo o Imposto de Renda

Fique atento para não cair em golpes envolvendo o Imposto de Renda
Publicado 4 meses atrás em Blog

Já estamos na época do ano onde são realizadas as declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física, a previsão é que até o dia 30 de abril cerca de 30 milhões de contribuintes realizem a entrega da declaração referente ao ano- base 2017. Infelizmente, muitos criminosos tem aproveitado o momento para aplicar golpes nos contribuintes.

A prática mais comum para aplicação dos golpes é através de e-mails, supostamente enviados pela Receita Federal do Brasil, informando que as declarações do Imposto de Renda dos anos anteriores foram analisadas e apresentam irregularidades no CPF do usuário. Normalmente a mensagem pede que o usuário clique no link disponibilizado para ter acesso ao demonstrativo dos números apresentados e de declarações divergentes, mas ao clicar no link o usuário é redirecionado para uma página maliciosa onde os Hackers podem ter o acesso a todas informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte.

Em outros casos são enviados e-mails dizendo que a Receita Federal está disponibilizando certa quantia de restituição do Imposto de Renda, mas para realizar o resgate o contribuinte precisa clicar em um link para acessar formulário e, ao realizar este processo, a vítima também tem seus dados “hackeados”. É muito corriqueiro também o envio de correspondências intimando o contribuinte a realizar a atualização dos seus dados bancários através de um endereço eletrônico.

É importante alertar que a Receita Federal do Brasil nunca irá enviar e-mails ou correspondências desse tipo, portanto se você receber alguma mensagem ou carta suspeita não acesse ou clique em nenhum endereço eletrônico, não faça nenhum tipo de download do arquivo anexado e também não responda o e-mail. Qualquer tipo de atualização, consultas ou downloads referente à Declaração de Imposto de Renda e qualquer outro assunto relacionado a Receita Federal do Brasil deve ser realizado exclusivamente pelo site do órgão – idg.receita.fazenda.gov.br/.

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel