Igrejas também precisam se preocupar com a contabilidade

Igrejas também precisam se preocupar com a contabilidade
Publicado 2 meses atrás em Blog

Muitos pastores e tesoureiros, por desconhecerem sobre o assunto, acreditam que não precisam legalizar sua igreja e, por isso, desempenham as atividades sem as devidas legalizações perante aos órgãos necessários. Porém, mesmo sendo uma entidade sem fins lucrativos, as organizações religiosas estão sujeitas as mesmas regras que uma empresa, desta forma, também sofreram penalidade pela irregularidade, incidindo ao risco de ordenação do seu fechamento.

Todas as igrejas, independente do seu porte, precisam observar as leis brasileiras e cumprir com todas as exigências para então dar inicio às suas atividades. Não é porque igreja goza de imunidade tributária que deve achar que está fora do alcance das obrigações acessórias pertinentes a elas. A igreja que deixar de cumprir suas obrigações acessórias, sofrerá múltiplas multas, especialmente por parte da Receita Federal.

Estas instituições devem cumprir uma serie de exigências, tanto no âmbito jurídico quanto trabalhista, de modo a exercer suas funções dentro da lei. Também é necessário que essas instituições providenciem os certificados referentes ao edifício, como licença da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. O principal aspecto no qual muitas igrejas falham é não dar a devida atenção à área contábil, seja por conta da falta de funcionários em seus quadros, ou na prestação dos documentos para manter a organização legalizada.

Para cumprir todos esses requisitos você vai precisar da ajuda de um profissional, até porque a maior parte das obrigações acessórias exige a assinatura de um contador que entenda da sua atividade e se responsabilize pelos dados declarados.

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel