O que são saldos iniciais na contabilidade?

O que são saldos iniciais na contabilidade?
Publicado 4 meses atrás em Blog

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade da Auditoria Independente (NBC TA 510), início de determinado período. Estes saldos refletem os efeitos de transações, de eventos e de políticas contábeis aplicadas no período anterior.

Geralmente, eles são demonstrados através de balancete ou de balanço patrimonial, já que a inclusão de saldos iniciais é o primeiro passo para que o profissional contábil possa começar a escriturar os lançamentos contábeis das empresas para as quais prestam serviços.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o início da Escrituração Contábil tem por base o instrumento de constituição da empresa que, a depender de sua natureza jurídica, será:

  1. A Declaração de Firma Individual;

 

  1. O Contrato Social;

 

  1. A Ata da Assembleia de Constituição.

 

O Capital Social subscrito dará origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes que será registrado com a data da assinatura do instrumento de constituição. Logo, a contabilização dos saldos iniciais da empresa no início de suas atividades, que geralmente tem apenas duas contas, o dinheiro em caixa e o capital contribuído pelos fundadores da empresa.

Nos casos em que a empresa, por desconhecimento da obrigatoriedade, não mantiver a escrituração regular por anos, e ficar comprovada a impossibilidade de se proceder às escriturações anteriores, ela precisará providenciar o chamado “Balanço de Abertura”.

O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens e direito (que serão agrupados no “ativo”) e as obrigações (que são consideradas no “passivo”) da empresa em determinado momento.

De acordo com o Parágrafo único do art. 19 da Lei 8.541/1992, os lançamentos contábeis do balanço de abertura devem ser iniciados no dia 1° de janeiro do ano calendário seguinte ao último ano não escriturado.

Já quando ocorrer a transferência de responsabilidade técnica entre escritórios de contabilidade (que pode ocorrer por diversos motivos), a data do registro dos saldos das contas contábeis vindas de balancete/balanço patrimonial deve ser a data de encerramento constante na demonstração contábil, de acordo com o princípio da “Competência”. O profissional contábil não pode fazer o lançamento de saldos iniciais com a data do início da sua responsabilidade, pois aquelas informações não foram elaboradas por ele(a), além de não corresponderem à data em que a demonstração contábil se refere.

Os saldos iniciais também podem se tornar importantes se a contabilidade decidir utilizar um novo sistema contábil. Quando isso ocorre, os saldos das contas contábeis se tornarão o saldo de abertura nas novas contas das empresas de sua responsabilidade.

Sem saldos iniciais precisos, os relatórios contábeis produzidos não oferecerão uma imagem real da situação financeira da empresa.

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel