Veja como requerer o Seguro-desemprego pela internet

Veja como requerer o Seguro-desemprego pela internet
Publicado 4 meses atrás em Blog

Para facilitar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, o Ministério do Trabalho resolveu criar um serviço que possibilita solicitar seguro desemprego pela internet. Com essa mudança, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-desemprego, o trabalhador poderá preencher o formulário no Sistema Nacional de Emprego – SINE.

Em apenas alguns cliques é possível dar entrada nesse benefício. Confira mais detalhes!

 

Passo a passo para solicitação do Seguro-desemprego pela internet

 

  • Acesse o site Emprega Brasil;
  • Clique em “Cadastrar” localizado no canto superior direito da tela;
  • O portal abrirá a tela do cidadão.br e solicitará alguns dados pessoais como o número do CPF, a data de nascimento, o nome completo do segurado, o nome da mãe e o estado de nascimento;
  • Caso todos os dados estejam corretos, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso;
  • Ao finalizar o cadastro, o trabalhador deve acessar o Portal Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-desemprego”.
  • Será necessário informar o número do requerimento e preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte.
  • Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador. As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa e seu agendamento é muito simples e intuitivo;
  • O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:
  • Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-desemprego e agendar o atendimento presencial. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento. Caso a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

O comparecimento do trabalhador em uma das agências do Sine ainda é essencial, pois evita possíveis fraudes. No entanto, o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.

 

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