Você sabe diferenciar os custos diretos e indiretos da sua empresa?

Você sabe diferenciar os custos diretos e indiretos da sua empresa?
Publicado 3 meses atrás em Blog

Contabilmente, os custos de uma empresa possuem duas classificações, custos diretos e custos indiretos, e para que a distinção entre eles aconteça de forma correta é fundamental que o gestor tenha, além do conhecimento sobre questões administrativas, o entendimento de questões contábeis.

Conheça neste artigo os conceitos dos custos diretos e indiretos e saiba como classificá-los adequadamente.

 

Custos diretos

Os custos diretos são conhecidos como aqueles gastos que podem ser alocados diretamente a cada produto produzido ou serviço prestado. Por conta dessa facilidade de associação com os produtos, os custos diretos não precisam ser submetidos a critérios de rateio.

Nas empresas que comercializam produtos, o custo direto pode ser desde a matéria-prima até o custo dos próprios colaboradores que fazem parte desse processo produtivo. Já nas prestadoras de serviços, a mão de obra também pode ser vista como custo direto, pois se esse custo for excluído, não será possível entregar o que o cliente comprou.

No caso de uma oficina mecânica, por exemplo, poderão ser conceituados como custos diretos a mão de obra, os componentes utilizados durante os serviços prestados e as peças incorporadas aos veículos que recebem os serviços de reparo.

 

Custos indiretos

Diferente dos custos diretos, os custos indiretos não podem ser atribuídos com facilidade nos produtos ou serviços, existindo a necessidade de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados, sendo que o rateio é exatamente a divisão proporcional dos custos para poder alocar ao preço do produto. É participante dos custos indiretos qualquer gasto que não está ligado diretamente a um produto em si, como os gastos com maquinas e equipamentos, as depreciações, energia elétrica da área produtiva, entre outros.

Utilizando o mesmo exemplo da oficina mecânica, podem ser classificados como custos indiretos, a depreciação das máquinas utilizadas para a prestação dos serviços, os gastos para compra de ferramentas, entre outros.

 

A importância em saber diferenciar os custos diretos e indiretos.

O controle contábil de uma empresa e seu planejamento podem ser melhorados sensivelmente se os custos forem classificados de maneira correta. Quando o gestor reconhece os valores reais que incidem sobre cada unidade de produto produzido, poderá usar isso como uma ferramenta chave para alcançar metas e objetivos, como:

  • Definir com precisão o preço de venda dos produtos;
  • Ter um melhor controle da contabilidade de sua empresa;
  • Planejar com melhor eficiência os próximos passos da companhia, considerando os gastos;
  • Fazer uma análise mais precisa da saúde financeira da empresa.

 

Deixe seu comentário

Arca Contábil

Telefone

(11) 4442-9553

Endereço

Av. Ver. Luiz Gonzaga Dártora, 405
Laranjeiras - Caieiras -SP
CEP 07745-000

Fale Conosco

Contabilista

Arão Peres
CRC/SP 265.945

Deus é Fiel